terça-feira, 18 de agosto de 2009

Rola Comum vs. Rola Turca


Uma nova época de caça começou e mais uma vez a desilusão geral da maioria dos caçadores voltou a acontecer.
A caça às Rolas "Bravas", como são conhecidas as Rolas Comuns entre os caçadores, foi novamente um fracasso na maior parte das Zonas de Caça.
As Rolas Turcas continuam a aumentar em número e, ao contrário, as Rolas Comuns são cada vez menos.
Dizem os responsáveis que as Rolas Turcas estão protegidas por se encontrarem em vias de extinção (?). No entanto, o que se verifica no terreno é precisamente o contrário. As Rolas Turcas são cada vez mais e mais, enquanto que as Rolas Comuns, são cada vez menos.
Quem trabalha no campo ou se dá ao trabalho de estar atento a este tipo de fenómenos, verifica que, na verdade, as Rolas Turcas dominam sobre as Rolas Comuns. De tal maneira que, num qualquer local de comida ou bebida, as Rolas Turcas expulsam, como se fossem donas e senhoras dos referidos locais, as Rolas Comuns.
Não raramente, conseguem observar-se perseguições de Rolas Turcas às Rolas Comuns, em pleno vôo, ao ponto de as expulsarem dos locais de alimentação.
Ao que parece, noutros países (Espanha ?) é permitida a caça às Rolas Turcas.
Em Portugal não é.
Gostávamos que alguém melhor informado, nos esclarecesse o porquê desta proibição em Portugal.
É na verdade desmotivador para quem aguarda pelo dia da abertura da caça, normalmente a 15 de Agosto de cada ano, depois de ter estado quase seis meses a respeitar a época de defeso e de ter gasto umas centenas de euros em documentos, munições, deslocaçãos, estadias, quotas da zona de caça, etc., para depois não conseguir apanhar um só exemplar que seja.
Seria muito bom que os responsáveis, alguns também caçadores, repensassem esta situação no sentido de ser "levantada" a proibição de caçar as Rolas Turcas. Caso contrário, e não por culpa dos caçadores, as Rolas Comuns vão desaparecendo aos poucos e as Rolas Turcas irão invadir (ainda mais) os campos e as cidades, vilas e aldeias do nosso país.

Sem comentários: